28 de mai. de 2015

Re Transcodificação do Nes Nacional


Levando em consideração que nosso sistema de cor Pal-M em muitos casos piora a imagem em relação ao NTSC e hoje toda tv é compatível com esse padrão, me aventurei em remover essa gambiarra nacional. 

Primeira coisa é abrir o coitado.



 Essa porcaria laranja é a gambiarra pra faze-lo Pal-M. Com cuidado remova o slot do cartucho e logo de cara você verá que ela é soldada na placa. De cara remova a placa dessoldando todos os fios da placa-mãe.


 Placa-mãe removida da carcaça e já sem os fios. soldados.
Logo de cara uma ponte deve ser feita na trilha cortada, não tem erro normalmente é um talho no pcb.


 Virando a placa procurar o outro talho no pcb cortando a trilha entre o resistor e o diodo.


É só fazer a outra ponte. De quebra se tiver interesse em fazer o desbloqueio repare no chip 3193A e a bolinha que identifica o pino 1 siga até o pino 4 e desfaça a ligação dele com a placa(Pode ser via dessolda ou cortando como eu fiz, o importante é não haver contato).


Último passo é trocar o Cristal de geração do sinal Pal-M para o NTSC. O cristal é facilmente achado em sites la fora ou aqui no Brasil. O nacional é 21.453666 e o americano é 21.47727. Na foto ele já está trocado, mas ele é fácil de identificar ele fica seguro por esse fio na placa. então é só dessoldar o cristal, remove-lo e colocar o novo. Não existe polaridade, do jeito que for colocado ele vai funcionar.


Existem várias comparações entre pal e ntsc. Acho que fica a gosto do freguês, eu achei um pouco melhor a imagem e o som mais legal.


4 comentários:

Alan Oliveira disse...

Valeu pelo tutorial amigo! Acabei de fazer no meu NES PLAYTRONIC e funcionou perfeitamente, imagem em NTSC é muito melhor Obrigado.

edinhomagic&games disse...

Ótimas dicas amigo, mas tem como colocar as fotos novamente, ou mandar um tutorial no e-mail, obrigado desde já .

Ed disse...

opa boa noite, eu me chamo Ed e tenho um nes nintendinho 8 bits americano so que ele esta em sistema pal-m brasil, so que ele e transcodificado para pal-m brasil sem a plaquinha de conversao de ntsc para pal-m brasil, e nao tem nenhuma trilha rompida conforme o nes playtronic tem algumas trilhas rompidas e a troca do crital ntsc para pal-m brasil, so que eu fui transcodificar o meu nes americano que esta em pal-m sem a plaquinha de conversao que ele nao tem,so que eu ja fiz a troca do cristal e na placa nao tem nenhuma trilha rompida, mas nao deu certo, tem alguma dica que alguem possa me ajudar, pois eu queria colocalo em ntsc para melhorar a qulidade de imagem nos jogos, se alguem tiver esse problema e poder compartilhar a soluçao aqui eu ficaria muito grato

Ed disse...

opa boa noite, eu me chamo Ed e tenho um nes nintendinho 8 bits americano so que ele esta em sistema pal-m brasil, so que ele e transcodificado para pal-m brasil sem a plaquinha de conversao de ntsc para pal-m brasil, e nao tem nenhuma trilha rompida conforme o nes playtronic tem algumas trilhas rompidas e a troca do crital ntsc para pal-m brasil, so que eu fui transcodificar o meu nes americano que esta em pal-m sem a plaquinha de conversao que ele nao tem,so que eu ja fiz a troca do cristal e na placa nao tem nenhuma trilha rompida, mas nao deu certo, tem alguma dica que alguem possa me ajudar, pois eu queria colocalo em ntsc para melhorar a qulidade de imagem nos jogos, se alguem tiver esse problema e poder compartilhar a soluçao aqui eu ficaria muito grato